Bem-vindo!

Dada a minha relativamente rica experiência de vida, designadamente no âmbito profissional, foi-me sugerido por alguns colegas e amigos que a transmitisse, por intermédio de um blogue. Assim, aqui lhes irei transmitindo experiências de vida, de cariz profissional mas não só. Experiências desde a minha adolescência. Experiências com amigos e com causas. No fundo experiências de um português que nasceu no pós-guerra, que viveu a Ditadura e a Democracia, e que teve a sorte de ter uma vida compartilhada com tantos amigos...

Agradeço o vosso contacto para curvelogarcia@netcabo.pt



segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Portugal país das uvas...

 

Portugal, com pouco mais de três centenas de Municípios, tem mais de sessenta cujos respetivos brasões contem uma referência explícita ao setor vitivinícola, prova da importância económica deste setor na economia do respetivo concelho.Vamos assim rapidamente dar uma volta por Portugal... visitando alguns dos seus municípios... embora apenas aqueles cujo brasão integra a vinha ou o vinho...

 













Alcochete - Vila portuguesa, mirando o Tejo e Lisboa, pertencendo à região da Península de Setúbal. No seu brazão, lá está o Tejo e os cachos de uvas.,,
 
Amares - Concelho do Distrito de Braga, entre os rios Homem e Cávado. Grande expoente dos Vinhos Verdes!

Arcos de Valdevez - Vila do Distrito de Viana do Castelo. Também Minho, também Região dos Vinhos Verdes.

Armamar - Vila portuguesa do Distrito de Viseu, região norte, mas já subregião do Douro: o seu brazão é repleto de cachos de uvas!

Águeda - Cidade do Distrito de Aveiro, da subregião do Baixo Vouga; o seu brazão lá ostenta a atividade vitivinícola. Estamos a chegar à Bairrada.


Almeirim - Ribatejo... Vinhos do Tejo... onde Almeirim está no centro, como as uvas estão no centro do seu brazão.

Alpiarça - também Ribatejo, também Lezíria do Tejo, também Vinhos do Tejo... como tão bem explicita o seu brazão.

Anadia - Distrito de Aveiro, Baixo Vouga. Plenamente região da Bairrada. Tal como seu brazão, é terra da vinha e do vinho. Ainda hoje também a cidade dos Espumantes...

Arraiolos -  Vila portuguesa do Distrito de Évora, no Alentejo central.Terra famosa pelos seus tapetes, mas onde é bem importante o setor vitivinícola para a sua atividade económica. São os vinhos alentejanos...






Arruda dos Vinhos - importante zona vinhateira, conforme
o seu nome e o seu brazão. São Vinhos de Lisboa... Concelho do Distrito de Lisboa, subregião Oeste.

 Barreiro - Cidade profundamente industrial, do Distrito de Setúbal, virada para o Tejo e para Lisboa. Da região da Península de Setúbal.
Um passado rural e vitivinícola perdura no seu brazão, ainda hoje,,,

Bombarral - Vila do distrito de Leiria, da subregião do Oeste. Importante zona vinhateira, bem ilustrado no seu brazão. É bem conhecido o seu anual Festival do Vinho.


Cabeceiras de Basto - Minho, Distrito de Braga, região do Ave. E, claro: região dos Vinhos Verdes. O seu brazão bem o demonstra!

Cadaval - norte do Distrito de Lisboa, região do Oeste. No centro do seu brazão, um cacho de uvas, tal como no centro da sua atividade económica.




Cantanhede - Cidade do Distrito de Coimbra, região do Baixo Mondego. Importante concelho vitivinícola, da região da Bairrada







Carrazeda de Ansiães - Vila do Distrito de Bragança, subregião Douro. A importância da vitivinicultura na economia do concelho é bem expressa no seu brazão.


Carregal do Sal - Vila do Distrito de Viseu, da subregião Dão-Lafões.
A produção vitivinícola do cocelho integra sobretudo os vinhos Dão, de alta qualidade.

Cartaxo - Distrito de Santarém, Ribatejo, Vinhos do Tejo...
A imagem Cartaxo está profundamente ligada ao Vinho, no imaginário português.

Castelo de Paiva - Distrito de Aveiro, subregião do Tâmega.O seu castelo, as águas do rio Douro e a atividade vitivinícola constituem o motivos do seu brazão.

Castelo de Vide - Distrito de Portalegre. Concelho do Norte alentejano. Vinhos alentejanos, tão bem referidos no seu brazão.


 Celorico de Basto - Distrito de Braga, subregião  do Ave. Minho. Terras de Basto. A vitivinicultura como importante atividade económica do Concelho, integrada na Região dos Vinhos Verdes.

Chamusca - Distrito de Santarém. Ribatejo. Vinhos do Tejo, rio tão associado à vida desta vila.



 Cinfães - vila do Distrito de Viseu, subregião do Tâmega.
A viticultura e a olivicultura no seu brazão atestam bem as principais atividades rurais do concelho-


Cuba - Distrito de Beja, Alentejo. O seu brazão reflete as principais riquezas da agricultura da região: trigo, azeite e vinho. Integra a produção dos vinhos do Alentejo.

 Fafe - Cidade do Distrito de Braga, subregião do Ave. Minho. Região dos Vinhos Verdes.

Felgueiras - Cidade do Distrito do Porto, subregião do Tâmega. Região dos Vinhos Verdes. A importância da vitivinicultura bem patente no seu brazão.

 Figueiró dos Vinhos - Vila do Distrito de Leiria. O seu brazão e o seu próprio nome refletem bem como a atividade vitivinícola é importante na economia do concelho.

Fornos de Algodres - Vila do Distrito da Guarda, subregião da Serra da Estrela. Os vinhos sempre presentes na economia regional, como espelha o seu brazão.



Funchal - Capital da Região Autónoma da Madeira e da Região dos grandes Vinhos Madeira, de ouro como as uvas do seu brazão.


Gouveia - Cidade do Distrito da Guarda, subregião da serra da Estrela. Região nobre dos Vinhos do Dão.
 





Lousada - Vila do distrito do Porto, subregião do Tâmega. Atividade vitivinícola importante na economia regional, integrando a Região dos Vinhos Verdes.
 
Mação - Vila do Distrito de Santarém, Ribatejo, nas fronteiras com a Beira e o Alentejo, onde o setor vitivinícola tem uma importância expressa no brazão.
 













Madalena -  Concelho do extremo ocidental da ilha do Pico (Região Autónoma dos Açores), onde a vitivinicultura tem uma enorme importância económica (Vinhos do Pico).

Mealhada - Cidade do Distrito de Aveiro, emblemática dos Vinhos da Bairrada, como bem espelha o seu brazão.


 Mesão Frio - Vila do Distrito de Vila Real, subregião do Douro. Concelho no coração da importante  região dos Vinhos do Douro.

Moita - Vila do Distrito de Setúbal, integrando a Península de Setúbal e os seus vinhos...

 Mondim de Basto -  Município do Distrito de Vila Real. Terras de Basto. Na margem esquerda do rio Tâmega, é a sua viticultura a maior valia da sua economia.

Murça - Vila do Distrito de Vila Real.  A sua principal riqueza económica (Vinhos do Douro) ornamentam o seu brazão ao lado da bem emblemática Porca de Murça.
 



 



Nelas -vila do Distrito de Viseu, suregião Dão-Lafões. É um dos concelhos  mais ricos da famosa região dos Vinhos do Dão.

Oeiras - Concelho do Distrito de Lisboa, de grande densidade demográfica, inserida na Zona de Estoril-Cascais-Sintra, é coração dos afamados Vinhos de Carcavelos.

 Oliveira do Hospital - Cidade do Distrito de Coimbra. O seu brazão ostenta bem a viticultura na economia do Concelho.

 Paredes - Cidade do Distrito do Porto, subregião do Tâmega. Comunidade do Vale do Sousa. Enorme importância da vitivinicultura.

Penalva do Castelo - Vila do Distrito de Viseu, subregião de Dão-Lafões. Concelho de elevada importância na produção dos vinhos do Dão.

Peso da Régua - Cidade do Distrito de Vila Real, no coração da região do Douro e concelho emblemático desta Região.









 





Reguengos de Monsaraz - Cidade do Distrito de Évora, com elevada importância na produção de Vinhos do Alentejo.

Salvaterra de Magos - Vila do Distrito de Santarém, onde a importância económica da vitivinicultura está bem ilustrada no seu brazão.

 Santa Comba Dão - Cidade do Distrito de Viseu, subregião de Dão-Lafões. Importante concelho da Região de Vinhos do Dão.

Santa Cruz da Graciosa - Vila da ilha da Graciosa, Região Autónoma dos Açores. A importância económica da vitivinicultura no Concelho  é bem expressa no seu brazão.






Santa Cruz - Município da Região Autónoma da Madeira. O seu brazão reflete bem a importância económica do Vinho (da Madeira) na atividade do Concelho.

Santa Marta de Penaguião - Vila do Distrito de Vila Real, subregião do Douro. Importante Concelho da Região dos Vinhos do Douro.
 


 

S. Roque do Pico - Vila da Ilha do Pico, Região Autónoma dos Açores, de grande importância na produção dos famosos Vinhos do Pico.

Sátão - Vila do Distrito de Viseu, subregião de Dão-Lafões. Importante concelho da Região de Vinhos do Dão.
Tabuaço - Concelho do Distrito de Viseu, subregião do Douro, de enorme importância na produção de Vinhos desta Região.

Tarouca - Concelho do Distrito de Viseu, subregião do Douro, também de grande importância na produção de Vinhos desta Região.

 Vale de Cambra - Cidade do Distrito de Aveiro, subregião de Entre Douro e Vouga, cujo brazão reflete bem a importância so setor vitivinícola na atividade do Concelho.

Valença - Cidade do Distrito de Viana do Castelo, junto à fronteira com a Galiza (Espanha). Minho, Região dos Vinhos Verdes.

 













Vidigueira - Vila do Distrito de Beja, Alentejo. A fama e qualidade dos seus vinhos estão bem expressas  no seu brazão.

Vila Nova de Famalicão - Cidade do Distrito de Braga, subregião do Ave. Minho. Região dos Vinhos Verdes.

 Vila Nova de Gaia - Cidade do Distrito do Porto, separada desta cidade pelo Rio Douro, e emblema dos Vinhos do Porto, essencialmente pelas suas Caves.

Vila Verde - Vila do Distrito de Braga. Minho. Região dos Vinhos Verdes.


Vinhais - Concelho do Distrito de Bragança, Trás-os-Montes, inserido na bacia do rio Douro, sendo atravessado pelos rios Rabaçal, Tuela, Mente e Baceiro.  A importância do setor vitivinícola na atividade do concelho é bem expressa no seu brazão.







_____________________________________

A propósito desta enorme lista dos Concelhos portugueses cujos brazões têm uma referência à atividade vitivinícola, recordamos aqui o importante papel que a Associação dos Municípios Portugueses do Vinho-AMPV (http://ampv.pt) tem tido na divulgação do VINHO PORTUGUÊS.
Grande parte dos seus associados foram acima referidos, na citação dos Municípios portugueses com brazões ligados ao setor vitivinícola.
Os atuais associados da AMPV são: Águeda, Alandroal, Alcobaça, Alenquer, Almerim, Alpiarça, Arraiolos, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Baião, Barcelos, Batalha, Beja, Bombarral, Borba, Cadaval, Câmara de Lobos, Cantanhede, Carrazeda de Ansiães, Cartaxo, Cascais, Coruche, Ferreira do Alentejo, Freixo de Espada à Cinta, Gouveia, Grândola, Lagoa, Lamego, Loures, Lourinhã, Madalena, Mafra, Marco de Canaveses, Mealhada, Melgaço, Monção, Montijo, Moura, Mourão, Murça, Nelas, Óbidos, Oeiras, Ourém, Palmela, Paredes, Penafiel, Penalva do Castelo, Peso da Régua, Pinhel, Ponte da Barca, Praia da Vitória, Reguengos de Monsaraz, Rio Maior, Santa Marta de Penaguião, Santarém, São Vicente, Setúbal, Silves, Sintra, Santa Cruz da Graciosa, Tábua, Tabuaço, Tomar, Torres Vedras, Viana do Castelo, Vidigueira, Vila Real e Vila Viçosa.



 







Sem comentários:

Enviar um comentário